Profª. Drª. Gleriani Ferreira
Profª. Drª. Gleriani Ferreira

Gleriani Ferreira, consultora e professora doutora da Universidade Presbiteriana Mackenzie Alphaville, desenvolve pesquisas e projetos para a implementação de indicadores de sustentabilidade em empresas e em cadeias produtivas, especialmente na região da Amazônia brasileira.

Doutora em Administração (FEA-USP)

Mestre em Administração (PUC-SP)

Especialista em Logística Empresarial (MACKENZIE)

Especialista em Comércio Exterior (MACKENZIE)

Bacharel em Administração (Ibero-Americana)

Tem se dedicado ao tema sustentabilidade empresarial, desenvolvendo estudos e consultorias sobre indicadores de sustentabilidade para empresas e projetos sociais, especialmente com o uso da metodologia GRI – Global Reporting Initiative.

Compõe o grupo de governança da Agenda São Remo 2030, que se apresenta como o primeiro arranjo da sociedade civil para o alcance das metas estabelecidas no conjunto de diretrizes socioambientais aprovado pelos países signatários da ONU, intitulados como Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Sua tese, sob orientação do Prof. Dr. Jacques Marcovitch, foi dedicada ao estudo de gargalos na cadeia produtiva da piscicultura na região Amazônia brasileira. Desenvolvida a partir de seis pesquisas de campo aos Estados da Amazônia onde foi possível visitar empresas, organizações não-governamentais, institutos de pesquisa e comunidades ribeirinhas. Buscou-se mapear e compreender o cenário correspondente a cada um dos elos da cadeia produtiva em questão, a fim de propor políticas públicas e ações empresariais para a elevação da competitividade da cadeia produtiva da piscicultura, especialmente do pirarucu.

Ainda sobre a região da Amazônia, outro estudo desenvolvido analisou a cadeia produtiva do açaí em Macapá e está publicado no primeiro relatório do PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, sobre mercados inclusivos no Brasil.

Atualmente, leciona disciplinas de Sustentabilidade e Operações nos cursos de Graduação e de Pós-Graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da Faculdade FIA de Administração e Negócios, onde também leciona no Mestrado Profissional.