» » Rastreabilidade é condição para crescer

Rastreabilidade é condição para crescer

postado em: Artigos | 0

A essência da rastreabilidade está na gestão completa de todos os elos da cadeia produtiva, garantindo elevado padrão de qualidade desde a origem das matérias-primas até a chegada do produto final ao ponto de venda.

Rastreabilidade é condição para crescer
Rastreabilidade é condição para crescer

Dentre outros desafios, deve-se desenvolver um rigoroso processo de seleção e monitoramento de fornecedores e parceiros ao longo de todas as etapas da cadeia produtiva.

Podemos justificar a necessidade de se investir em rastreabilidade pensando no comportamento dos consumidores, cada vez mais atentos e exigentes na busca por informações a respeito dos produtos, especialmente quando se trata da indústria alimentícia.

Rastreabilidade também garante acesso a novos mercados. Ter um produto rastreável representa a diferença entre vender apenas no mercado interno ou exportar e obter vantagens como o a valorização da marca e a redução do risco de depender de um único mercado.

Com organização e controle das cadeias produtivas, o Brasil conseguiu se tornar o maior exportador mundial de carne bovina e de frango, e o quarto maior exportador de carne suína. Nestes casos, a rastreabilidade exigida pelos mercados compradores envolve informações completas sobre o histórico de criação do animal, como localidade, características e origem da alimentação, vacinas, forma de abate, etc.

Na contramão desse cenário próspero, registramos déficit na balança comercial de pescado. Mesmo tendo uma das maiores reservas de água doce do planeta e uma costa litorânea com mais de 8.000 km, o Brasil ainda não desenvolveu uma indústria de pescado capaz de oferecer rastreabilidade, escala e certificações exigidas pelos mercados internacionais.

Estes exemplos nos mostram que, mais do que possuir os recursos naturais necessários para determinada produção, é preciso atender as exigências legais tratam de segurança alimentar, sob pena de ficar de fora das principais oportunidades do mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe!